Caso não esteja visualizando corretamente o e-mail abaixo, copie este
endereço “http://boletimaguas.ana.gov.br/?controller=HtmlBoletim&id_boletim=52” e cole no navegador
Informativo mensal nº 46 - Julho de 2011
O Relatório de Conjuntura traça o panorama mais atualizado do setor de recursos hídricos no Brasil

ANA lança diagnóstico atualizado da situação da água e de sua gestão

Em 19 de julho, a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, e o diretor-presidente da Agência Nacional de Águas (ANA), Vicente Andreu, apresentaram ao País o Relatório de Conjuntura dos Recursos Hídricos no Brasil – Informe 2011 durante coletiva de imprensa. O estudo apresenta a situação mais atualizada da água no Brasil em vários aspectos, como: disponibilidade hídrica, qualidade da água e gestão de recursos hídricos. A publicação está disponível na íntegra em: http://conjuntura.ana.gov.br/conjuntura/.

Barragem de Santa Maria (DF) - Zig Koch / Banco de Imagens ANA

Agência abre audiência pública sobre a Política Nacional de Segurança de Barragens

A Agência Nacional de Águas (ANA) abre prazo para contribuições na audiência pública sobre a minuta de resolução que estabelece a periodicidade, qualificação e equipe responsável, conteúdo mínimo e nível de detalhamento das inspeções de segurança regular, no tocante à Lei nº 12.334/2010, que trata da Política Nacional de Segurança de Barragens (PNSB). O prazo para contribuições segue aberto até as 18h do dia 17 de agosto, por meio da internet, no endereço http://audienciapublica.ana.gov.br/, ou por Correios.

Eraldo Peres / Banco de Imagens ANA

Abertas as inscrições para curso de monitoramento da qualidade da água

Até 14 de agosto, os interessados em participar do curso Monitoramento da Qualidade da Água poderão se inscrever por meio do Portal da Capacitação da Agência Nacional de Águas (ANA). Marcado para ocorrer entre 31 de agosto e 2 de setembro, em Belém (PA), o curso visa a capacitar técnicos e profissionais com atuação na área de recursos hídricos quanto ao monitoramento da qualidade de água e sua interface com a Política Nacional de Recursos Hídricos.

Área de afloramento no Jalapão (TO) - Rui Faquini / Banco de Imagens ANA

ANA promove curso de classificação, enquadramento e monitoramento de águas subterrâneas

Entre 26 e 30 de setembro, em Brasília, a Agência Nacional de Águas (ANA) realizará o curso Classificação, Enquadramento e Monitoramento de Águas Subterrâneas. Os interessados em participar poderão se inscrever gratuitamente até 25 de agosto através do Portal da Capacitação da ANA. Este curso tem como objetivo proporcionar conhecimentos sobre classificação, enquadramento e monitoramento das águas subterrâneas a profissionais de órgãos gestores de recursos hídricos e de outras instituições afins, de forma a permitir a gestão integrada e sustentável da água.

Rio São Francisco - Zig Koch / Banco de Imagens ANA

Comitê do São Francisco encerra plenária com o compromisso de metas para a bacia

A XIX Plenária Ordinária do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) foi fechada em Petrolina (PE), entre 7 e 8 de julho, com mais do que uma ata da reunião. Na ocasião, representantes dos governos federal e estaduais, da sociedade civil organizada, de organizações não governamentais, de usuários de recursos hídricos, entre outros, estabeleceram o compromisso de recuperar os recursos hídricos da bacia hidrográfica, assinando a Carta de Petrolina, documento que norteará ações e metas pelos próximos anos.

João Carvalho / Banco de Imagens ANA

Agência instala estações em rios de Moçambique

A Agência Nacional de Águas (ANA) enviou a Moçambique, em julho, um especialista em recursos hídricos para dar suporte técnico para a instalação de duas estações hidrológicas automáticas para auxiliar a Agência Regional de Águas (ARA-Centro) do país africano a montar um sistema de prevenção de cheias na bacia hidrográfica do rio Búzi, uma das principais de Moçambique. O especialista da ANA também avaliou as dificuldades e necessidades locais para implantação de um sistema de alerta de cheias na bacia em questão. Também participaram do trabalho um professor e quatro alunos da Universidade de Colônia, Alemanha.

Promoções são feitas de surpresa para os seguidores da ANA

Perfil da ANA no Twitter ultrapassa marca de 1000 seguidores

Durante o mês de julho, o perfil oficial da Agência Nacional de Águas (ANA) no Twitter, @anagovbr, ultrapassou a marca de 1000 seguidores. O canal de comunicação oferece aos seguidores da ANA: dicas de uso racional da água, notícias da instituição e do setor de recursos hídricos, fotos e vídeos do acervo da instituição e promoções. Outro serviço prestado pelo perfil é o esclarecimento de dúvidas dos usuários que seguem a Agência.

Banco de Imagens ANA

Irrigação termina o 1º semestre como a finalidade mais outorgada

Em junho, 80 das 96 outorgas emitidas pela Agência Nacional de Águas (ANA) foram para a irrigação. A finalidade, que não foi a mais outorgada apenas em fevereiro, terminou o semestre com 55,4% do total de outorgas: 411. Outros usos de água que receberam um percentual significativo de outorgas foram a mineração (10,7%), indústria (7,3%) e aquicultura com tanque-rede (6,3%), abastecimento público (4,8%) e esgotamento (4,6%).

Assessoria de Comunicação Social - ANA Telefones: (61) 2109-5129 / 5103 E-mail: imprensa@ana.gov.br

ANA no Facebook http://www.facebook.com/anagovbr ANA no Twitter http://twitter.com/ANAgovbr ANA no YouTube: www.youtube.com/anagovbr.

Caso não queira mais receber o Boletim acesse este link.

Para receber o Boletim água cadastre-se aqui