Caso não esteja visualizando corretamente o e-mail abaixo, copie este
endereço “http://boletimaguas.ana.gov.br/?controller=HtmlBoletim&id_boletim=26” e cole no navegador

Nº 23 - Dezembro de 2008

Banco de Imagens ANA

ANA aprova regras de uso das águas do rio Verde Grande

Resultado de um processo de regularização de usos de recursos hídricos iniciado em 2004, o marco regulatório do rio Verde Grande foi aprovado este mês pela diretoria colegiada da ANA, após ter passado pela apreciação do comitê de bacia. O cumprimento das regras vai assegurar o abastecimento de cerca de 24 mil pessoas nos municípios mineiros de Jaíba e Verdelândia. Além disso, permitirá o uso múltiplo da água, por atender a demanda dos irrigantes mais próximos à foz, que vinham ficando sem água nos últimos anos.

Anunciados os vencedores do Prêmio ANA 2008

Após um criterioso processo seletivo, os vencedores do Prêmio ANA 2008 foram anunciados no dia 04/12, em cerimônia com cerca de 400 pessoas no auditório da Caixa Cultural de Brasília. Assim como na primeira edição da premiação, a pluralidade dos estados ganhadores se manteve. Iniciativas do Rio Grande do Norte, Goiás, Paraná, Ceará e São Paulo (2) levaram o Troféu Prêmio ANA. Há ações que envolvem desde a formação de jovens como multiplicadores de boas práticas ambientais até o melhoramento genético de bactéria remediadora de efluentes contaminados por metais pesados.

Workshop sobre águas subterrâneas vai subsidiar proposta de resolução

A ANA promoveu, entre 9 e 11/12, o Workshop de Monitoramento de Águas Subterrâneas, em Brasília. Mais de 200 técnicos e especialistas do setor estiveram reunidos para discutir questões como a definição de parâmetros para o monitoramento quali-quantitativo de águas subterrâneas. Até o final de janeiro, a Agência espera consolidar um documento com as contribuições do encontro e encaminhá-lo para a Câmara Técnica de Águas Subterrâneas do Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH). A idéia é que o produto sirva como subsídio para uma proposta de resolução com diretrizes para monitorar o recurso.

Comitê quer revitalização do rio Paranaíba

Marcada por intensa e variada atividade econômica, a bacia do rio Paranaíba abriga mais de 8 milhões de pessoas. Sua revitalização foi tema de encontro no dia 9/12 na Câmara Municipal de Uberlândia (MG), com representantes da ANA, do comitê de bacia, entre outros. A idéia é incluir o Paranaíba no “Programa de Revitalização de Bacias Hidrográficas com Vulnerabilidade Ambiental”.

Banco de Imagens ANA

Irrigação lidera o ranking de outorgas concedidas até novembro

A ANA deferiu 979 pedidos de outorga até o mês de novembro. Desse número, 471 foram concedidas para fins de irrigação: somente em outubro, foram 105; em abril, 78, e em agosto, 71. Apenas em janeiro e em novembro, a Agência não deferiu pedidos de irrigantes.

Assessoria de Comunicação Social - ANA
Telefone / Fax: (61) 2109-5129/5103
E-mail: imprensa@ana.gov.br

Caso não queira mais receber o Boletim clique aqui.

Para receber o Boletim água cadastre-se aqui