Caso não esteja visualizando corretamente o e-mail abaixo, copie e cole no seu navegador o endereço:
http://boletimaguas.ana.gov.br/viewboletim.php?b=130&u=http%3A%2F%2Fboletimaguas.ana.gov.br%2F%3Fcontroller%3DHtmlBoletim%26id_boletim%3D130&m=
Rio São Francisco (BA) - Zig Koch / Banco de Imagens ANA
Agência lança Relatório de Segurança de Barragens (RSB) 2017

Das 24.092 barragens cadastradas, 3.545 foram classificadas pelos agentes fiscalizadores segundo a Categoria de Risco (CRI) e 5.459 quanto ao Dano Potencial Associado (DPA). Do total, 723 (3%) foram classificadas simultaneamente como de CRI e DPA altos. As informações constam do RSB 2017, coordenado anualmente pela ANA e lançado em 19 de novembro.

Rio São Francisco (AL) - Zig Koch / Banco de Imagens ANA Usuários de água da bacia do São Francisco voltarão a captar água normalmente a partir de dezembro

Devido à melhora das condições hidrológicas na bacia do rio São Francisco, que vinha enfrentando seca desde 2012, a ANA não prorrogará o Dia do Rio. Com isso, a partir de 1º de dezembro, os usuários de água poderão voltar a captar normalmente a água do Velho Chico e afluentes federais. 

Hidrelétrica de Xingó (AL/SE) - Zig Koch / Banco de Imagens ANA Defluência mínima diária de Sobradinho e Xingó continua em 550m³/s até março de 2019

Em 28 de novembro, a ANA prorrogou a redução temporária da vazão mínima que pode ser liberada pelos reservatórios de Sobradinho (BA) e Xingó (AL/SE), no rio São Francisco, que continuará na média diária de até 550 metros cúbicos por segundo até 31 de março de 2019.

Rio São Francisco (BA) - Zig Koch / Banco de Imagens ANA ANA define Indicadores de Avaliação para o PISF

Com a Resolução nº 85/2018, publicada em 7 de novembro, a ANA definiu os Indicadores de Avaliação da Prestação do Serviço de Adução de Água Bruta no âmbito do Projeto de Integração do Rio São Francisco (PISF). Fornecimento de água, qualidade de água, disponibilidade de medição confiável, eficiência energética e perdas totais são os indicadores a serem observados pela CODEVASF, operadora federal do serviço.

Rio Doce (ES) - Zig Koch / Banco de Imagens ANA Agência autoriza operação para limpeza do reservatório da hidrelétrica Aimorés (ES/MG)

Para reduzir a quantidade de sedimentos no fundo do reservatório da hidrelétrica Aimorés (MG/ES), no rio Doce, a ANA autorizou a operação de Passing Through na usina até 31 de março de 2019. A medida é para permitir que a água que chega ao reservatório mova os sedimentos rio abaixo.

Mapa das Unidades de Gestão das Águas (UGAs) na bacia do rio São Francisco Estudo da ANA aponta vulnerabilidades em aquíferos da bacia do São Francisco

Em 7 de novembro, a ANA lançou o estudo Hidrogeologia dos Ambientes Cársticos da Bacia do Rio São Francisco para a Gestão de Recursos Hídricos. Segundo o levantamento, as regiões de Montes Claros e Jaíba (MG) e de Irecê e Lapão (BA) retiram mais água subterrânea com poços tubulares do que a natureza é capaz de repor, gerando um déficit hídrico subterrâneo.

Açude Boqueirão - Eraldo Peres / Banco de Imagens ANA Agências definem regras para uso da água do Sistema Hídrico rio Paraíba-Boqueirão

A ANA e a Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (AESA) publicaram a Resolução Conjunta nº 87/2018 em 9 de novembro. Com ela, o uso de águas no rio Paraíba e nas proximidades do açude Boqueirão, durante a pré-operação do PISF, fica restrito ao consumo humano e de animais, além de atividades de subsistência.

Rio Paranaíba (MG) - Rubens Pontoni / Banco de Imagens ANA Valores da cobrança pelo uso da água terão reajuste

Cumprindo a Resolução nº 192/2017 do Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH), a ANA publica o reajuste dos valores da cobrança pelo uso de recursos hídricos em seis bacias com rios de domínio da União para 2019. São elas: Doce; Paraíba do Sul; Paranaíba; Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ); São Francisco; e Verde Grande. Os reajustes são baseados no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) e variam de 5,85% a 14,68%. 

Assessoria de Comunicação Social
da Agência Nacional de Águas
(61) 2109-5129 / 5103
comunicacao@ana.gov.br
ANA no Facebook ANA no Twitter ANA no Youtube
Agência Nacional de Águas
Ministério do Meio Ambiente
Governo Federal
 

Caso não queira mais receber o Boletim acesse este link.                                        Para receber o Boletim água cadastre-se aqui