Caso não esteja visualizando corretamente o e-mail abaixo, copie este
endereço “http://boletimaguas.ana.gov.br/?controller=HtmlBoletim&id_boletim=10” e cole no navegador

Nº 8 - Outubro de 2007

Rio São Francisco - Autor desconhecido / Banco de Imagens ANA

Sai edital de capacitação em recursos hídricos

Numa parceria com a Agência Nacional de Águas (ANA) e com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o Fundo Setorial de Recursos Hídricos (CT-Hidro) lançou, nesta terça-feira, 09/10, o edital de capacitação em recursos hídricos. A iniciativa tem como objetivo apoiar financeiramente projetos que realizem cursos em gestão deste recurso natural. Os interessados terão até 22/11 para apresentar suas propostas, por meio de formulário eletrônico no sítio do CNPq. A divulgação do resultado da seleção pública está prevista para 28/11, também na página do Conselho.

Aparelho de ADCP - Walszon Lopes / Banco de Imagens ANA

Agência oferece curso gratuito de medidores de vazão

Entre 5 e 9 de novembro, em Foz do Iguaçu (PR), a Agência Nacional de Águas (ANA) realiza o 3º Curso de Medidores de Vazão Acústico Doppler (ADCP). As 25 vagas da capacitação são direcionadas a profissionais de entidades federais, estaduais, distritais e municipais cujas competências se relacionem à gestão de recursos hídricos, além de técnicos das instituições operadoras da rede hidrométrica nacional. O objetivo do Curso é aperfeiçoar, atualizar e padronizar os conhecimentos que estes profissionais têm em medição de vazão pelo método acústico Doppler.

Rio Paraíba do Sul - Raphael Garcia de Souza / Banco de Imagens ANA

Cobrança arrecada R$ 50 milhões

Após quatro anos de implementação da cobrança pelo uso da água em rios de domínio da União, a ANA chegou à marca de R$ 50 milhões arrecadados. E o melhor: este montante tem sido totalmente aplicado em ações de recuperação das bacias nas quais ocorre a cobrança: a do Paraíba do Sul, onde se arrecadaram 60% dos recursos, e a dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ). Estas ações são escolhidas conforme a decisão dos respectivos Comitês de Bacia: Ceivap e Comitê PCJ.

 Carajás - Autor desconhecido / Banco de Imagens ANA

Balanço da emissão de outorgas em 2007 é positivo

A outorga de direito de uso da água é um dos principais instrumentos de gestão da Política Nacional de Recursos Hídricos. Seu objetivo é disciplinar os múltiplos usos da água, bem como garantir o exercício dos direitos de acesso a tal recurso. Até o mês de setembro de 2007, a Agência Nacional de Águas (ANA) emitiu 544 outorgas, 31 a mais que durante todo o ano de 2006.

Assessoria de Comunicação Social - ANA
Telefone / Fax: (61) 2109-5129/5103
E-mail: imprensa@ana.gov.br

Caso não queira mais receber o Boletim clique aqui.

Para receber o Boletim água cadastre-se aqui